129 anos de Glória, Coragem e Orgulho - 31 de Janeiro de 1892
129 anos de Glória, Coragem e Orgulho - 31 de Janeiro de 1892 |
129 anos de Glória, Coragem e Orgulho
O nosso clube faz hoje anos!
129, para sermos mais precisos.
Pela nossa pesquisa, somos o 6º clube desportivo mais antigo do país (só atrás da Associação Naval de Lisboa, do Ginásio Clube Português, do Clube Fuvial Portuense, da Associação Académica de Coimbra e do Clube Naval de Lisboa) e o mais antigo do Algarve.
João Marçal da Fonseca, José Guerreiro de Mendonça, Feliciano José Alves, Joaquim Raimundo da Fonseca e António Bento Palmeira, imbuídos do nóvel espírito olímpico que então despontava, ousaram pensar mais alto e mais longe, fundando o clube. Tal façanha foi considerada, à época, “uma aventura”...
Em 1892, era D. Carlos o nosso Rei. A Rainha D. Amélia, funda o Instituto de Socorros a Náufragos. Em janeiro nasce JRR Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis. Em março, é fundado o Liverpool Football Club. Em junho, é inaugurado o Elevador da Bica, em Lisboa. Em dezembro dá-se a estreia do bailado O Quebra-Nozes, em S. Petersburgo - Rússia e nasce o ditador espanhol Franco. Outros tempos...
Nos primórdios, o clube fomentava a prática da ginástica (para as senhoras) e do halterofilismo (para os senhores), modalidades muito em voga nos finais do séc. XIX.
Mais tarde surgem o futebol, o basquetebol, o pugilismo e o tiro ao arco.
Atletas como Francisco Olegário Padinha (no halterofilismo) e Manuel Guita (no pugilismo) foram várias vezes campeões nacionais, em representação do clube.
No seu período áureo, o clube chegou a ter cerca de 600 associados e 600 praticantes, repartidos por 12 modalidades, sendo uma das potências desportivas nacionais. Hoje somos 242 associados e cerca de 275 atletas, sinal dos novos tempos que nos afastam cada vez mais do associativismo e da prática desportiva.
Ao longo de quase século e meio de existência muitos Presidentes, directores, funcionários e colaboradores tiveram nas suas mãos os destinos do clube. A todos o nosso sincero e reconhecido agradecimento. Sem excepções! Todos foram imprescindíveis na edificação e consolidação da missão, visão e valores que sempre nos nortearam.
Possuímos hoje um património assinalável, motivo de regozijo para todos os olhanenses em particular e, porque não dizê-lo, algarvios em geral.
Orgulhamo-nos de ser um dos poucos clubes da região com pavilhão polidesportivo próprio, sonhado por muitas direcções, concretizado pelas que se seguiram, para usufruto da nossa comunidade. Uma obra morosa, uma tarefa hercúlea, que finalmente viu a luz no dia 31 de janeiro de 2004, aquando do 112º aniversário. Não regateamos esforços quando se trata de (tentar) proporcionar aos nossos jovens as melhores condições possíveis para o seu desenvolvimento pessoal e social, por via da prática desportiva.
Fomos reconhecidos pelo Senhor Primeiro-Ministro Aníbal A. Cavaco Silva, a 19 de fevereiro de 1992, como pessoa colectiva de utilidade pública.
Somos um clube eclético, aberto a todos os que queiram praticar desporto e se revejam nos nossos ideais e no nosso modo de estar em sociedade.
Numa altura em que correntes xenófobas, radicais e segregacionistas crescem a um ritmo preocupante por essa Europa fora, nunca é demais recordar o artigo 2º dos nossos estatutos:
- … “o Ginásio Clube Olhanense, como colectividade, pretende ser um factor positivo do progresso social, nomeadamente através da promoção geral dos sócios, de actividades desportivas, culturais e recreativas, visando a sua formação humana e integral, encontrando-se aberta a qualquer pessoa de ambos os sexos, raça, credo político ou religioso e condição social. “…
É por estas normas que temos pautado a nossa actuação ao longo de quase século e meio. Há 2 séculos atrás, como agora, haviam valores dos quais não abdicávamos, princípios que se mantêm actuais e que nunca, como agora, sentiram tanta necessidade de serem exaltados e apregoados!
Mas não nos alimentamos do passado. O futuro é já amanhã. E o futuro depara-se-nos cinzento e sombrio.
Vivemos num limbo de incertezas no que às várias competições em que o clube se faz representar diz respeito.
As várias Federações vão-se regendo por uma letargia e inoperância atrozes. Parecem felizes imersas num mar de comunicados sem aplicabilidade prática, reuniões inconclusivas, pareceres jurídicos e contabilísticos completamente desajustados da realidade e que contribuem para a lenta agonia que ameaça sufocar irreversivelmente os clubes mais pequenos. A luz ao fundo do túnel tarda em chegar, as imposições legais que impedem os nossos jovens de praticar desporto são diárias e constantes (em contraciclo com o que se vai vendo por essa Europa fora e até mesmo nos nossos arquipélagos, que ainda se regem pela mesma bandeira portuguesa).
Nunca, como agora, a Vossa ajuda foi tão imprescindível. Precisamos de todos, sem excepção: precisamos de mais e mais atletas que tragam a vitalidade e irreverência ao dia-a-dia do clube, proporcionando também a necessária transição geracional; precisamos dos Pais que, com a sua mensalidade e quotização ajudam a manter saudáveis as nossas finanças; precisamos do nosso tecido empresarial regional para que, com os seus imprescindíveis patrocínios, possamos aspirar a outros voos desportivos e ao constante melhoramento do nosso património. E precisamos também da nossa Câmara Municipal que sempre nos ajudou e nunca nos virou a cara, numa salutar parceria que se pretende duradoura.
Todos somos poucos para ajudar o clube nos tempos que se avizinham.
O vosso Ginásio faz hoje 129 anos.
Parabéns a TODOS vós! Porque o Ginásio são vocês. O Ginásio é feito de todas as pessoas que o serviram ao longo destes anos. Com dificuldades, imprevistos, imponderáveis, obstáculos, mas sempre...
Com Glória, Coragem e Orgulho!
E que venham mais 129 anos! Cá estaremos de peito aberto para os receber!
A Direcção.
31-01-2021